O Significado dos Animais no Horóscopo Chinês


10/08/2020 11:54
  • Enviar por e-mail
    Enviar por e-mail
    Para múltiplos destinatários separe os e-mails por vírgula.
  • Salvar em PDF

O horóscopo chinês é composto por 12 animais de um ciclo que se repete a cada 12 anos. Este horóscopo diferente acontece por causa do calendário lunar seguido pelos chineses. O ano novo chinês começa na primeira Lua Nova do ano.

A história começou quando o Imperador de Jade, regente dos céus, organizou uma corrida entre animais com o objetivo de medir o tempo com base na rotação da lua, e cada ano foi atribuído a um animal. Entre os animais participantes, os doze primeiro a terminar fariam parte do ciclo lunar.

Cada um dos animais vencedores representa características do ser humano. Acredita-se que sua personalidade ao longo da vida será determinada a partir do animal correspondente ao ano do seu nascimento. No ano de 2020, iniciou-se um novo ciclo, com o rato, que é o primeiro animal do horóscopo chinês.

RATO:
O rato foi o primeiro animal do ciclo e ele representa o bom humor, esperteza, charme e lealdade. Segundo a lenda, ele e o gato eram amigos no início do tempo e ambos nadavam mal. Com a ajuda do boi, eles pegaram uma carona e conseguiram chegar ao outro lado. O rato era um animal muito ambicioso e ganancioso, e para que pudesse ser o primeiro a chegar, ele jogou seu amigo gato na água e chegando à beira do rio, pulou das costas do boi e chegou na margem antes dele.

BOI:
O segundo animal a chegar foi o boi, que simboliza a paciência, o trabalho árduo, a confiabilidade e a seriedade. Por gostar de ajudar os outros, o boi levou os dois animais em suas costas através do rio, o que o fez ficar em segundo na corrida. Para ele, a chave do sucesso é seu esforço incansável e por esta razão, ele iniciou sua corrida um dia antes, por saber de seu peso e velocidade.

TIGRE:
O tigre, que chegou logo após o boi, simboliza ambição, coragem, intensidade e agressividade. O tigre, que lutou contra a correnteza do rio sozinho e chegou em terceiro gosta de novas aventuras, além de ser hábil com novos desafios. Esse animal também é conhecido por seu amor à vida.

COELHO:
A gentileza, sensibilidade, sorte e popularidade são características que simbolizam este animal. Ele poderia atravessar o rio pulando com facilidade, mas por se tratar de uma situação arriscada, ele preferiu não saltar. Modesto, sensível e discreto, ao chegar da corrida explicou ao Imperador que estava agarrado a um tronco torcendo para não ser levado para a correnteza. Chegou à margem do rio em quarto lugar.

DRAGÃO:
Símbolo da sabedoria, poder, energia e carisma, o dragão chegou em quinto lugar. É um animal de grande importância por simbolizar a chuva para os camponeses. Durante a corrida, se atrasou, pois, teve de ajudar as criaturas da Terra com a chuva. Em seu percurso, salvou o coelho que estava em apurou agarrado em um tronco no rio, soprando-o. Sua benevolência foi valorizada pelo Imperador, que o concedeu o quinto lugar.

SERPENTE:
A serpente representa a análise, ciúmes, generosidade e inteligência. Ela era uma exímia mediadora e conseguia enganar outros animais com facilidade. Ela fez o cavalo cair no rio durante a corrida e aproveitou o caminho livre. Ela é um animal que calculou habilmente seus movimentos, além de ser rápida na fuga e solitária. A serpente se classificou em sexto.

CAVALO:
O cavalo é a personificação do desejo de viajar, da impaciência, popularidade e atração. Durante a corrida ele se assustou com a serpente e demorou para se recuperar do susto. Era impulsivo, precipitado e apressado, sendo fácil de surpreender. Se levantou e chamou a atenção de todos outros animais com seu belo cavalgar e lhe foi concedido o sétimo lugar.

CABRA:
Esse animal representa a criatividade, insegurança, simpatia e a timidez. Junto com o galo e o macaco, utilizou a jangada para chegar ao fim da corrida. Ela era um animal gostava do apoio dos outros e muito generosa também. Ela chegou em oitavo lugar.

MACACO:
O macaco é um animal retratado como bem-sucedido, enérgico, enganoso e inventivo e divertia os outros animais por ser engraçado, além de ser otimista. Auxiliou a cabra em abrir o caminho e limpar o mato até a jangada utilizada para atravessar o rio. Chegou ao outro lado do rio com seus amigos, em nono lugar.

GALO:
Corresponde a honestidade, praticidade e orgulho. Ele liderou a construção da jangada, juntando a madeira enquanto os demais animais limpavam o mato até a margem. Ao chegar no fim da corrida, em décimo lugar, foi admirado por sua coragem, cores e generosidade.

CACHORRO:
A Honestidade, lealdade, mau-humor e sensibilidade são característica deste animal. Entre todos os competidores, ele era o melhor nadador, porém não ficou em primeiro lugar por conta de sua lealdade a seus amigos. Para ele, ser leal é mais importante que vencer, por isso chegou em décimo primeiro.

PORCO:
Símbolo de inteligência, sinceridade, perfeccionismo e nobreza. O porco cruzou a linha de chegada após a corrida ter sido encerrada pelo Imperador. Ele chegou atrasado porque, para se preparar para a corrida, fez um banquete, que o deixou sonolento e acabou dormindo. Era conhecido pelos outros animais por sua honestidade e cinismo, e pelo imperador lhe foi concedido o décimo segundo lugar.