Ano Novo Chinês 2022


28/01/2022 01:00
  • Enviar por e-mail
    Enviar por e-mail
    Para múltiplos destinatários separe os e-mails por vírgula.
  • Salvar em PDF

English Version

A história da celebração do Ano Novo Chinês tem mais de 4.000 anos e acontece ao mesmo tempo que o início do período de cultivo. Durante este período, as pessoas se despedem do inverno e dão as boas-vindas a uma estação mais quente celebrando o Festival da Primavera.

Na China, o início de um novo ano é sinônimo de um novo ciclo no zodíaco chinês. Em 2022, o Ano Novo Chinês começa oficialmente em 1º de fevereiro e termina em 21 de janeiro de 2023. O animal designado para 2022 é o Tigre de Água, e substitui o Boi de Metal do ano anterior.

O Ano Novo é um momento para as pessoas compartilharem a felicidade com seus entes queridos e amigos. As festividades também são marcadas por desfiles, comemorações, shows, fogos de artifício e festas que são gratuitas para todas as idades de todos os gostos. A celebração não acontece apenas no fim de semana, mas também nos dias seguintes.

Durante esse período, é comum as pessoas decorarem suas casas com enfeites vermelhos, como arte em papel chinês. A cor principal é o vermelho porque, na cultura chinesa, o vermelho significa felicidade e celebração.

Outro evento dentro do Ano Novo Chinês é a Semana Dourada. Começa na véspera do ano novo lunar (em 2022 dura de 31 de janeiro a 6 de fevereiro). Neste feriado nacional na China, muitas pessoas viajam longas distâncias para sua terra natal e para estar perto de sua família. Este movimento de pessoas (o maior movimento humano do mundo) é conhecido como "Chunyun".

A extensão do calendário lunissolar, ao contrário do gregoriano, é baseada nos ciclos da lua. Por isso, a data do Ano Novo Chinês sempre muda a cada ano. Esse período, no entanto, ocorre sempre entre 21 de janeiro e 21 de fevereiro. Por esta razão, a duração das celebrações do Ano Novo Chinês não é fixa no calendário gregoriano. Em 2022 (Ano do Tigre), o Ano Novo Chinês terá início dia 31 de janeiro com previsão até o 6º dia do primeiro mês lunar (6 de fevereiro).

Este Ano, as festividades podem durar um pouco mais, até a véspera do Festival das Lanternas, que acontece no dia 15 de fevereiro. Se considerarmos as tradições do país e da família, as comemorações duram cerca de 15 dias. Quer saber mais sobre o Festival das Lanternas? Nos próximos dias contaremos mais sobre esse outro grande festival chinês!