Festival das Lanternas - 2022


11/02/2022 01:00
  • Enviar por e-mail
    Enviar por e-mail
    Para múltiplos destinatários separe os e-mails por vírgula.
  • Salvar em PDF

English Version

O Festival das Lanternas (também conhecido como Festival Yuan Xiao ou Festival das Lanternas da Primavera), acontece no final das celebrações do Ano Novo Chinês. Acontece no 15º dia do primeiro mês do calendário lunar chinês. Esta celebração geralmente ocorre entre os meses de fevereiro e março (de acordo com o calendário gregoriano), dependendo da data em que se inicia o Ano Novo Chinês.

O Festival das Lanternas tem quase 2.000 anos de história e foi criado pelo imperador Han Mingdi, grande defensor do budismo. O festival é muito importante para os chineses porque em no dia, as pessoas podem ver a primeira noite de lua cheia do calendário chinês. Também marca o retorno da primavera e simboliza o reencontro das famílias.

Depois do Festival da Primavera, o Festival das Lanternas é o segundo festival com mais significado para os chineses. Na noite em que é comemorado, um grande número de lanternas ilumina as ruas. Também é costume as pessoas pendurarem lanternas em suas casas e lojas para atrair boas energias para o próximo ano.

Além das lanternas que decoram casas e empresas, também acontecem anualmente grandes feiras de lanternas no país. Sua tradição é ainda mais popular no leste. O mais antigo e maior dos festivais é o Festival Internacional de Lanternas de Qinhuai em Nanjing. Todos os anos, milhares de pessoas vão ao Templo de Confúcio em Nanjing para ver as inúmeras lanternas.

No início do Festival, as lanternas eram feitas de papel, seda e vidro. Hoje em dia, eles são ainda mais elaborados e, no dia do festival, tornam-se obras de arte em diferentes cores e formas. Atualmente, o balão vermelho continua sendo o mais utilizado onde o festival é celebrado, simbolizando a cultura chinesa e suas principais celebrações ao redor do mundo.

Além do aspecto visual, as lanternas carregam significados em si. Elas geralmente simbolizam alegria, felicidade e sorte. Outras significam o "renascimento" do eu, deixando o passado para trás para abrir caminhos para o próximo ano. As lanternas brancas, ao contrário do que se acredita no ocidente, representam a morte nas famílias.

Durante o festival, há comidas típicas que são bastante populares, como o Tangyuan (também conhecido como Yuan Xiao). Tangyuans são bolas de arroz pegajosas geralmente recheadas com manteiga de amendoim, feijão vermelho doce ou pasta de gergelim. A sua forma e a das taças em que é servida são redondas, simbolizando a união familiar. Os chineses acreditam que comer esse alimento traz boa sorte e felicidade no próximo ano. Estas bolas são fritas ou cozidas antes de servir.

Os chineses acreditam que o dia do Festival das Lanternas é um bom dia para reconciliação e convívio com familiares e amigos. Dois outros aspectos do festival são as danças do Leão e do Dragão. Essas danças são muito populares e acontecem em muitos lugares diferentes da China.

Na dança do dragão, enormes bonecos e carros alegóricos, são criados para animar as festividades. Os dragões dançam ao som de tambores e são muito animados. Os movimentos realizados pelos dançarinos com os dragões assemelham-se aos movimentos deste animal mitológico, mostrando toda a sua dignidade e poder. Para os chineses, esses são os símbolos que o dragão carrega. O dragão é o animal mais popular na China e pode ser encontrado em todos os lugares.

A dança do leão também é popular para a cultura chinesa. Seu significado histórico é muito simbólico. Existem duas versões dela, a do norte e a do sul. O nortista tem uma tendência a entreter. O objetivo do sulista é limpar todo o mal e trazer felicidade e sorte ao povo.